Buscar
  • Especialista Ágora Digital

Por que vale a pena ter um blog?

Atualizado: 21 de jan. de 2021




A ideia de ter um blog no início da era digital remetia sempre a uso pessoal, quase que uma espécie de diário individual onde cada pessoa tinha um espaço livre na internet para escrever o que quisesse. Bom, as redes sociais ocuparam a muito tempo essa função que os blogs tinham, mas nem por isso eles deixaram de existir. Entender a função estratégica dos blogs nos dias de hoje é fundamental para qualquer empresa.

Você deve estar pensando qual a utilidade de um blog se, no mundo digital, basta investir um pouco e você cria anúncios no Google e Facebook, que são muito mais diretos para aumentar suas vendas e até aumentar o tráfego de pessoas em seu site. Neste artigo vamos enumerar alguns motivos que respondem a essa questão:


Gerar valor à sua marca


Ao ter um blog com conteúdos relevantes sobre seu ramo você gerar um valor de especialista para sua marca e cria uma relação diferente com seus possíveis clientes. Você deixar de ser apenas uma empresa que vende determinado produto ou serviço e se torna uma empresa que passa informação sobre tudo que acontece em seu setor. Por exemplo, digamos que uma empresa de suplementos para musculação tenha um blog e faça diversos artigos sobre emagrecimento e ganho de massa muscular. Quando alguém começa a pesquisar por treinos e produtos que emagrecem, vai se deparar com conteúdos dessa marca e no momento de realizar a compra, vai lembrar da marca que esteve passando toda aquela informação necessária para decidir o que comprar. Isso é um ponto importantíssimo da estratégia de topo de funil que tem como objetivo conversar com os possíveis clientes que estão no estágio inicial do processo de compra. (Fizemos um artigo sobre etapas do funil de marketing muito interessante!)


Criar base de dados para remarketing


Sempre que você acessa uma página na internet, você deixa uma ‘pegada’ no site onde essa marca consegue te rastrear e impactar você novamente em toda internet. Parece uma tática estranha e invasiva, mas quando bem utilizada tem um impacto muito positivo.

Voltemos ao exemplo da empresa de suplementos. Sempre que alguém acessa algum artigo de dieta para emagrecer, treinos para perder gordura, entre outros, a marca sabe que essa pessoa é um potencial comprador de seus produtos para emagrecimento e começa a anunciar apenas o que interessa para o usuário. Dessa forma aumenta consideravelmente a chance de realizar uma venda.


Aumento exponencial do seu tráfego online


O aumento do tráfego online acontece pois você vai anunciar seus artigos em diversas plataformas diferentes, seja no Instagram, Facebook, Google SEO (veja nosso artigo sobre SEO para melhorar a relevância do seu site) ou no Google Ads. Você irá criar páginas de entrada para os usuários e com isso além de passar informações valiosas, poderá apresentar seu produto para quem realmente tem interesse.


Ganhe relevância no Google


Como falamos no item anterior, é importante que o blog esteja associado a uma boa estratégia de SEO pois, ao ter artigos relevantes em seu site o Google reconhece sua marca como algo que precisa estar nas primeiras posições orgânicas quando o assunto é buscado: seja o assunto ‘suplementos para emagrecer’ ou ‘qual melhor treino para queimar gordura abdominal’ – no nosso exemplo da empresa de suplementos. Ou seja, seu site aparecerá nas primeiras posições com a página de produto de emagrecimento e com a página do artigo de treino para emagrecer.


Sabemos que ter um blog e postar artigos com frequência não é muito fácil. Com um cronograma bem detalhado e planejado é tranquilo e por isso é importante ter alguém dedicado a isso.

Qualquer dúvida de como começar a ter seu próprio blog, entre em contato conosco que tiraremos todas suas dúvidas!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo